17
Fev
09

O Café no Vale do Paraíba (1830-1880)

cafezal

A expansão do cultivo do café no Brasil teve como ponto forte a região conhecida como Vale do Paraíba, que se localiza entre o leste paulista e o oeste do Estado do Rio de Janeiro. Essa região possuía boas condições geográficas, clima adequado e regularidade das chuvas, sendo tais aspectos de fundamental importância no cultivo do café.

O vale do Paraíba também possuía outro bom aspecto para o sucesso do plantio do café, a facilidade no escoamento da produção das lavouras.

No entanto cabem aqui alguns esclarecimentos sobre o cultivo do café: ao contrario da Cana de Açúcar, que necessitava de uma grande infra-estrutura – engenhos – o café, no entanto não precisava de grandes investimentos.

Nos seus primórdios, dependia apenas de uma boa terra e de mão-de-obra, que a principio continuava sendo a escrava. As lavouras de café nesse momento ainda não haviam substituído a mão-de-obra escrava por trabalhadores livres e/ou assalariados. Isto só viria ocorrer de forma paulatina.

Entre 1830 e 1880 o café do Vale do Paraíba era exportado para Europa sem nenhuma concorrência. O velho continente se tornou o grande mercado comprador, e os recursos adquiridos com a comercialização do café ajudaram a estabilizar a economia do Império, e lançar as bases da sua modernização com estradas de ferro, cidades iluminadas com energia elétrica, etc.

Devido a uma exploração predatória, a fertilidade do solo do Vale do Paraíba se esgotou e em conseqüência disso as lavouras de café entraram em declínio. Entretanto, a riqueza produzida pelo café não modificou a disparidade social existente no Brasil herdada do período colonial, apenas serviu como base para o surgimento de uma nova elite, os chamados barões do café, que seriam importantíssimos na política nacional.

Continua…

Roberto Silva

About these ads

7 Responses to “O Café no Vale do Paraíba (1830-1880)”


  1. 1 taisis silva
    Fevereiro 17, 2009 às 7:49 pm

    A partir desde período começa a fase acedente do café no Brasil, momento q me chama atenção… Momento q todos acreditava no café como o grande salvador, aquele q satisfaria a todos, assim afirmava o slogan da época. Porém isso não ocorreu… Como sempre a elite q fora beneficiada, nascendo uma prospera e enriquecida burguesia do café. E infelizmente nada de diferente aconteceu para a classe menos favorecida. OS negros, por exemplo, no decorrer do processo perde seu lugar para os imigrantes brancos, pois os grandes senhores com toda carga de preconceito não podiam se ver a trabalhar de forma direta com aqueles q eram considerados “coisas”. Sem falar dos imigrantes cheio de promessas e sonhos, que viam ao Brasil em busca de melhoria de vida, na sua maioria foram frustrados. Esse slogan não os alcançou.
    Parabenizo aos criadores do site q nos concede a oportunidade de conhecer e poder dialogar sobre o café, este q fez presente nos sonhos e história de muitos.

  2. 3 Leandra Silva
    Março 23, 2009 às 7:37 pm

    É Taisis, muito pertinente seu comentário…com certeza esse foi um período onde a burguesia agrária se mantém na autocracia e no colonialismo do Estado contribuindo ainda mais para as disparidades sociais e para os desmandos políticos que perduram até nossos dias.

  3. 5 cila
    Agosto 21, 2010 às 2:04 am

    Esse site é bastante oportuno, sou estudante de História, estou concluindo o curso com um artigo sobre o café no Vale do paraíba. Mais especificamente sobre a questão social do que econômica.
    gostaria de ter acesso às fontes documentais sobre a vida das pessoas nquele contexto histórico.

  4. 6 ncampos
    Novembro 16, 2011 às 4:49 pm

    mto mara!

    Parabens pelosite!!!

    =)

    ajudou mto….

  5. 7 ncampos
    Novembro 16, 2011 às 4:51 pm

    mto mara!

    Parabens pelo site!!!

    =)

    ajudo mto…..

    É Taisis, muito pertinente seu comentário…com certeza esse foi um período onde a burguesia agrária se mantém na autocracia e no colonialismo do Estado contribuindo ainda mais para as disparidades sociais e para os desmandos políticos que perduram até nossos dias.
    :(
    8)


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 29 outros seguidores

%d bloggers like this: