26
Mar
09

A cafeteira italiana

cafe

A cafeteira italiana, ou Moka, foi inventada por Alfonso Bialetti, em 1933. Desde então, a Moka se tornou a forma mais tradicional de preparar café na Europa, estando presente em 90% das cozinhas italianas[1].  Seu design original pouco se alterou e hoje podemos encontrar diversos modelos com outras funções, como a de fazer cappucino, por exemplo. O café feito na Moka é mais encorpado do que aquele que podemos obter em cafeteiras comuns, que utiliza a filtragem do pó, por exemplo. O método de preparo é a percolação: a água é depositada na base da cafeteira, onde há uma válvula de pressão. Quando aquecida, a água entra em contato com o pó do café, que é impulsionado sob pressão para o topo da moka. Neste momento, é possível observar a rápida formação de um creme avermelhado, similar ao que temos no  espresso. Existem diversos tamanhos para esta cafeteira que pode fazer 1, 3, 6, 10 cafés ou mais!

Embora a Bialetti seja a marca mais tradicional e que mais inova em modelos, há muitas réplicas no mercado. Em geral é fabricada com alumínio, podendo variar de R$20,00 à R$ 400,00[2]. Para quem não estiver disposição para gastar mais numa máquina de espresso, a moka é uma excelente alternativa para o preparo de um bom café na cozinha de casa. O pó utilizado nesta cafeteira, preferivelmente, deve ter uma moagem um pouco mais grossa do que a que utilizamos nos filtros. Isto pode ser conseguido em cafeterias que fazem a moagem do grão no momento da compra do café. Isto traz ainda outra vantagem: um café bem fresco, com aroma e sabor preservados! No entanto, os cafés comumente vendidos no mercado podem atender ao uso da moka.[3]


[1] http://www.bialetti.com/BialettiUSA.htm

[2] http://www.cafeteiraitaliana.com.br/ – Um site com alguns modelos à venda

[3] Foto do post por Sidarta


Por Sidarta Rodrigues

About these ads

22 Responses to “A cafeteira italiana”


  1. 1 Adua Nesi
    Março 27, 2009 às 3:31 pm

    Fui criada tomando café nessa cafeteira na Italia. Mas acho que o café fica forte pra mim.
    Daí eu faço um café carioca, com menos pó. Aprendi no Brasil.

    • 2 cafelittera
      Abril 11, 2009 às 6:15 pm

      Realmente, o café feito na moka é mais forte do que os que fazemos filtrando o pó…talvez fazendo numa quantidade pequena, só para degustar, melhor

  2. 3 vera teixeira
    Janeiro 23, 2010 às 3:15 pm

    eu comprei uma cafeteira adorei
    maisfui fazer o cafe esqueci no fogo
    derreteu o capo e peça que abre atampa e a borracha tambem
    quero saber onde eu compro estas peça
    obrigada

  3. Fevereiro 24, 2010 às 2:58 pm

    Simplesmente divino o café feito na moka. Tenho uma e afirmo q é uma das melhores aquisições já feita na minha vida!

    Beijo!

  4. 6 Cris
    Abril 16, 2010 às 2:56 pm

    Esqueci de colocar a borrachinha na Moka; preparei um chá e estranhei que a água não havia

    subido, deixei esfriar e não consigo abrir, só então havia percebido que tinha esquecido de

    colocar a borrachinha; o que devo fazer?

  5. 7 Cris
    Abril 25, 2010 às 1:16 pm

    Olá Sidarta; grata pela resposta!!!!

    Foi bom aprender que na ausência da borracha; impediu com que o “chá”, subisse; e que nesta

    ausência da borracha só precisaria mesmo de “jeito”para abri-lá; quase joguei a Moka no lixo; pensando que havia derretido o funil interno pela ausência da borracha.

    Quando um colega veio em casa; segurei a Moka e pedi para ele girar a parte de cima e enfim;

    ela abriu.

    Tenho paixão pela Moka; pois adoro um café Libanês que vem com Cardomomo e preparo na Moka e o apartamento fica com um aroma delicioso de ambas as junções; e que belo casamento; café e cardomomo!

    É incrível a Moka….

    Já fiz no coador quando a Moka “não abria”; rsrsrsrs…durante uns 3 dias; rsrsrsrs e ficou exatamente outro sabor; café de coador não preservou o sabor do cardomomo e nem o aroma; ficou
    com sabor de um café comum e claro; muito mais fraco.

    Por isso sou fã de carteirinha da minha Moka!

    Adorei o blog; parabéns!

    Abraços;

    Cristina

    • 8 cafelittera
      Abril 25, 2010 às 3:17 pm

      Que bom que conseguiu ajeitar a moka cris! o café com cardamomo é uma excelente receita. preparando na italiana e no coador percebemos bem a diferença no nosso querido “chá”. obrigado por participar, sem dúvidas aumenta o aprendizado de todos nós! apareça sempre!

  6. 9 Rony
    Outubro 16, 2010 às 11:47 pm

    Olá,
    Parabéns pelo tópico e pelo blog…

    Acabei de adquirir uma cafeteira Italiana, e realmente virei fã e vim procurar alguma informaçao na internet, onde encontrei o blog.

    Já de cara, acabei me interessando muito pelo tal ‘café Libanes’ citado no tópico anterior, estou em São Paulo e gostaria de saber onde posso comprar este café – e se tem alguma marca a ser indicada.

    Também gostaria de saber se a forma de fazer chá é a mesma, serve a erva comum de chá?
    E mais uma dúvida (rsrsr), o café feito neste metodo com a Moka, no processo o pó acaba tendo menos contato com a água, certo? POuvi dizer que o café quanto menos contato ele tiver com a água,mais cafeína ele vai ter, alguém pode confirmar se é isso mesmo?

    chega de dúvidas…muito obrigado!
    “meu fraco é café forte”

    • 10 cafelittera
      Outubro 17, 2010 às 12:38 am

      oi Rony! que bom que você encontrou nosso tópico sobre a moka. em sao paulo, tem a starbucks que vende diferentes cafés, muito bons. eles moem na hora de acordo com o metodo que voce ira fazer, no caso, a moka. estou morando em sampa (sidarta) e em breve vou fazer um guia de cafe daqui, espero que voce curta. sobre chá…acho que rolou alguma confusao nos topicos anteriores, quando chá se referia a cafe mesmo, no post de algum leitor. eu particularmente nunca vi fazer cha na moka nao, acho inclusive que nao vale a pena pois o metodo do cha, para aproveitar melhor a erva, seria a infusao nao é? sobre o tempo de contato do cafe com a agua, o tempo da moka é menor que o do filtro de papel, e ambos tem um tempo menor do que a maquina de espresso…sobre a quantidade de cafeina, é algo que podemos pesquisar! abraços

  7. 11 luiz alves
    Novembro 15, 2010 às 2:36 pm

    realmente essa cafeteira,é ótima porém existe um grave probléma,quando a borracha de vedação estraga,é muito difícil encontrar,eu uso essa cafeteira a muito tempo,e borracha que veda, não suporta por muito tempo o uso da cafeteira,ai é um transtorno a minha por exemplo não estou podendo usar por esse motivo,eu moro no estado do espirito santo,e péço se alguém souber onde eu posso comprar a tal borracha de vadação pór favor me avise, se o meu e-mail não aparecer neste site ai vai:alves.luiz579@gmail.com desde já agradeço a quem puder perder um tempinho e me informar, mais a cafeteira tirando esse probléma de reposição de péçal, é otima.

  8. Novembro 28, 2010 às 8:45 pm

    Comprei uma cafeteira Italizan (legítima) há cerca de tres anos. Agora ela estrompou a rosca e não acocha mais. Existe garantia tendo em vista que é tão cara?

    • 14 cafelittera
      Novembro 29, 2010 às 7:47 am

      olá Edilberto. Não conheço esta cafeteira em particular, mas acredito que em 3 anos a garantia já tenha expirado. Tente uma cafeteira mais acessível, há no mercado boas opções com um custo benefício bem interessante! obrigado pela visita e conte-nos como resolveu a questão da cafeteira!

  9. 15 Anna
    Novembro 30, 2010 às 12:30 am

    Boa noite!

    Preciso comprar uma nova borracha para a minha cafeteira italiana, mas há diversos tamanhos.

    Como posso saber qual é o tamanho exato da borracha que devo comprar?
    Existe alguma informação dentro da cafeteira para solucionar a questão?

    Desde já, muito obrigada.

    • 16 cafelittera
      Dezembro 2, 2010 às 1:55 am

      oi anna, os acessórios para cafeteira são vendidos de acordo com a quantidade de cafés que ela faz. você tem de saber qual a capacidade de tua moka, se é de 1, 3, 5,7….cafés. daí você pode comprar a borracha correta!

  10. Fevereiro 7, 2011 às 1:51 pm

    Não consigo preparar um café de boa qualidade, poderiam me orientar como usar? As vezes fica só cuspindo um pouquinho de café….

    • 18 cafelittera
      Fevereiro 13, 2011 às 6:52 pm

      Olá joana. Vamos tentar te ajudar. Se somente pouco café sai de sua cafeteira italiana talvez o problema seja com o pó. Tecnicamente existe uma moagem correta para utilizar o café na moka, no entanto, a maioria dos cafés no mercado podem servir. voce deve por a agua na altura da válvula que fica na base da cafeteira. depois coloque o po, completando o espaço do filtro, mas nao compacte o café. somente coloque a quantidade certa, sem apertar com uma colher, ou o que quer que seja. depois é só testar…nos conta se deu certo tá?

  11. 19 Ana
    Maio 22, 2011 às 9:23 pm

    Olá boa noitw, tbm adquiri a minha a pouco tempo, mas não sabia que ela fazia café parecido como os expressos inclusive a comprei pq vi muitos comentários de que o café (moka) era o melhor.
    Porém não curto café forte….tentei botar menos pó, mas lá pelas tantas a agua parou de subir.
    Alguém tem outra dica pra fazer café mais fraco?

    Abrações!

  12. 20 Luciane
    Novembro 7, 2011 às 12:43 am

    Comprei a cafeteira Italiana,mas estou com dúvidas se estou utilizando corretamente,pois sempre fica água na cafeteira.Como sei se a água passou por completo, e o momento em que o café esta pronto,pois tenho receio de deixar muito tempo e estragar a cafeteira e o café?

  13. Dezembro 9, 2011 às 5:15 pm

    O café para utilização na Moka deve ser mais fraco. Comprei um nigeriano na última vez em que estive na Fauchon que fica muito bom. Se coado, ele fica muito fraco.


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 29 outros seguidores

%d bloggers like this: