06
Jan
09

Lembranças de Ouro Preto

ouro_preto

Caro leitor, várias são as formas de nos remeter ao passado: fotografias, aromas, sabores, músicas, uma infinidade de elementos, ou a soma de mais de uma dessas coisas, e, nesse exato momento, lembranças me são trazidas das brumas do passado. Revejo algumas fotografias de minha estada na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, em pleno fim de inverno de 2006.

Era uma segunda feira a noite, 21 de agosto, quando cheguei àquela maravilhosa cidade, juntamente com meus colegas de faculdade. O frio era cruel, nós baianos acostumados a temperaturas em torno de 32ºgraus, nos deparamos com 8º graus e uma sensação térmica mais baixa ainda, minhas mãos estavam gélidas e meus dentes trincavam devido ao frio. A solução que busquei foi ir até a Praça Tiradentes no centro de Ouro Preto, fui a uma padaria e tomei café com leite, não precisa nem dizer que o café era bom.

A cidade de Ouro Preto nos remete a um passado em que o espírito patriótico começava a brotar nos corações dos colonos, com seu casario e calçamentos de pedras, ruelas e becos, fontes e minas, tudo nos remete ao passado a nostalgia, quem visita Ouro Preto nunca mais será o mesmo.

A Maria Fumaça é outro elemento que nos remete ao passado da região, em uma viagem curta entre Ouro Preto e Mariana, podemos vislumbrar belíssima paisagem, que nos faz nos dobrar diante da majestosa Natureza.

Noites de frio intercalados com dias de calor, esse foi o clima daquele fim de inverno de 2006 onde não poderia faltar o café acompanhado com a bela visão da praça e o passar pacato dos transeuntes.

Pessoas vestidas de forma elegante, educadas e solicitas, todavia com um olhar tímido, esses são os descendentes dos inconfidentes, os sucessores dos poetas, muitos nem ali nasceram, mas a maioria esta ciente da memória que impregnar a velha Ouro Preto.

Roberto Silva


7 Responses to “Lembranças de Ouro Preto”


  1. Outubro 15, 2009 às 12:36 pm

    eu sei que muitas dessas cidades tem em comun e ela s pode ser melor !!
    cada uma tem seus defeitos e tudommaus mas eu sou mlhorrrr>>>>>>
    beijos
    minha profissao é: especialista em igrejas !!!!!

  2. 2 luanna
    Novembro 18, 2009 às 2:09 am

    Ai que saudade de Ouro Preto…

  3. 3 joao batista
    Novembro 20, 2009 às 6:22 pm

    amai as fotos ta lindas

  4. 4 ELISABETH
    Abril 18, 2010 às 12:08 am

    E CIDADE MARAVILHOSA ESTAR LA E FAZER UMA VIAJEM NO TEMPO .FOTOS LINDAS

  5. Abril 26, 2010 às 12:01 am

    só isso sobre a cidade?eu acho que realmente esperava mais conteudo…

    • 6 cafelittera
      Abril 26, 2010 às 1:32 am

      existem na internet muitas fontes confiáveis de pesquisa com um vasto conteúdo sobre a cidade de ouro preto. o próprio site da cidade tem informações bastante relevantes. tente acessar http://www.ouropreto.mg.gov.br/. Aqui no Café Literário não priorizamos os textos enciclopédicos ou jornalísticos. Publicamos textos livres, ensaios, com temas que podem vir a suscitar pesquisas mais profundas e sempre que for viável indicaremos sites onde isto seja possível. continue acessando o blog e obrigado pela participação!

  6. 7 Chapecoense
    Outubro 29, 2011 às 12:36 am

    Gostei do relato, foi profundo e permitiu sentir a magnitude presente na belissima Ouro Preto, envolta de sonhos, ambições, lutas e muita mas muita história pra contar. Em breve serei mais um sujeito dessa história..!
    Caro Roberto, volte a nos presentear com seus textos. Pense com carinho! Abraço


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: