28
Jan
09

Novos cafés, velho hábito

dscf1084

O tradicional cafezinho das padarias pelo Brasil afora, servido em copos de vidro ou descartável – aquele café servido a quem mal espera o Sol se levantar para seguir rumo ao trabalho, ou ainda, o café que circula pelas ruas em garrafas térmicas que desfilam em carrinhos de madeira, traz consigo a imagem do consumo típico desta bebida que foi fundamental no desenvolvimento de nosso país e continua a escrever os capítulos da história brasileira. Mas, aos poucos, o “ritual” de tomar café vem adquirindo novas configurações, novos hábitos. O Brasil que é o segundo maior consumidor da bebida no mundo está cada vez mais moderno nos processos de beneficiamento do grão, industrialização e comércio do café.

O cafezinho “meramente digestivo” e demasiadamente açucarado, tomado às pressas, “só para acordar” está dando lugar a uma nova cultura de degustação – entram em cena as cafeterias que trazem novas cores, formas e sabores associados a esta bebida tão brasileira. Pedir um espresso ou cappuccino já é tão fácil quanto pedir o “velho” café com leite. Falar em café gelado já não causa tanto espanto. E são tantas as variedades que nos encantam pela apresentação e capricho, que se torna difícil, muitas vezes, escolher um entre 30 tipos de café que podemos encontrar em alguns cardápios por aí. Agora podemos encontrar também nos mercados próximos de casa (ou na internet para os mais exigentes!) edições de cafés premiados, ou simplesmente produtos de melhor qualidade, do nosso solo, que em outros tempos abasteciam somente o mercado exterior.

* Foto de um café freddo – café espresso, chantily, calda de chocolate – que tomei na Cafeteria Cafeeiro, Uberlândia, Minas Gerais.

Por Sidarta


0 Responses to “Novos cafés, velho hábito”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: