23
Abr
09

Dúvida

56385700

Estava na dúvida até alguns instantes sobre qual tema abordar para publicar no Cafelittera, então resolvi escrever sobre a própria dúvida. É bastante comum quem escreve ter esse momento de indefinição, não sabendo se escreve sobre este ou aquele tema.

A palavra dúvida derivada do termo do latim dubitare, na maioria dos dicionários tem como definição o estado mental ou uma emoção entre acreditar e desacreditar. Tendo essa definição por base, observemos o espírito da dúvida. Às vezes duvidamos até de nós mesmos, sem saber se temos potencial para determinadas empreitadas.

Então faço algumas indagações: Quem nunca sentiu o peso da dúvida em sua vida?

Quem nunca se arrependeu de determinada escolha? As escolhas podem mudar sua vida de forma irreversível. Antes de começar a escrever esse texto estava sem saber o que escrever primeiro, se sobre a história do café no Brasil ou sobre algum outro tema.

Passamos várias vezes por essa situação na nossa vida, e na maioria das vezes ficamos angustiados, sem saber qual escolha fazer ou que caminho tomar, isso é natural e até aceitável. A vida é feita de escolhas! O que às vezes é ruim é o sentimento de arrependimento que nos invade quando fazemos opções que depois não se mostram as melhores, o que nos resta é arcar com as conseqüências e a partir de novas escolhas tentar acertar.

Os momentos de dúvidas são momentos de profundas reflexões, onde ponderamos as decisões que queremos tomar, o momento às vezes envolve muita hesitação, mas o importante é está seguro das escolhas e assumir as conseqüências que podem não ser as quais realmente desejamos, e, sobretudo ter forças para lutar por algo que perdemos com a escolha errada que tomamos anteriormente.

Por Roberto Silva


2 Responses to “Dúvida”


  1. 1 Leandra Silva
    Abril 25, 2009 às 2:44 am

    Já dizia Aristóteles “a dúvida é o principio da sabedoria”. E é de natureza humana instalar dúvida, mesmo sobre questões que podem ser consideradas irrefragáveis. Disso não tenho dúvida, ou seria estúpida!!
    Antes dúvida que inconveniência, insensatez…talvez isso nos diferencie dos brutos.

  2. 2 Tâmara Rodigues
    Janeiro 17, 2010 às 7:22 pm

    A dúvida nos faz errar, e se não errarmos como saber se estamos certos?!, como saber se é este o caminho que queremos seguir. A dúvida ou a incerteza nos possibilita aventurarmos nos caminhos da vida e como toda boa aventura querer machucados, irão sugir decepções, mais como bom remédio uma outra aventura.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: