01
Maio
09

Ayrton Senna da Silva (1960 – 1994)

10322senna11Nesses dias em que comentou-se muito nos veículos de informação sobre os quinze anos de morte de Ayrton Senna da Silva, piloto brasileiro tricampeão de Fórmula1, não poderia deixar de registrar minhas impressões sobre esse assunto que envolve emoções de nostalgia e tristeza.

Recordo daquele 1º de maio com bastante precisão em alguns momentos, principalmente quando estava acompanhando a corrida, estava sentado no sofá da sala de minha casa, a corrida ocorreu na parte da tarde, a largada tinha sido boa para Ayrton, mas os minutos seguintes foram surpreendentes,  sobretudo aquela fração de segundos entre a batida no muro da curva Tamburello, e o momento que Senna balança a cabeça, tal imagem ainda permanece viva em minha memória.

Senti grande tristeza naquele instante, não tenho vergonha em dizer que fiquei angustiado ate o recebimento da noticia fatal, e que após essa noticia, chorei copiosamente.

Os mais críticos, podem até afirmar que Senna foi um herói fabricado, que foi empurrado nas consciências dos brasileiros por um canal televisivo. A questão aqui não é definir o teor do legitimo herói, pois muitos anônimos podem e são heróis autênticos, que no cotidiano de suas vidas fazem verdadeiros atos fantásticos na luta pela sobrevivência e na tentativa de auxiliar outras pessoas.

Mas quem acompanhou a trajetória de Senna na Fórmula 1, criou certa cumplicidade com seus atos. Uma nação carente de grandes referencias esportivas, tinha nele o grande modelo de vencedor.

Passados quinze anos de seu falecimento, muitos ainda devem sentir nostalgia ao ouvir o tema da vitória, facilmente associado às conquistas nas pistas por Senna.  O ato de pegar a bandeira do Brasil e desfilar com ela no seu carro demonstrava ao mundo que o sentimento pela sua nação era grande, e isso nos tornava orgulhosos, e, pelo menos naqueles instantes, o sentimento de patriotismo aflorava em nossos corações…


Por Roberto Silva


0 Responses to “Ayrton Senna da Silva (1960 – 1994)”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: