23
Jun
09

carta anônima

74109097

Faz poucos dias que chegou a minhas mãos uma carta anônima. Não era a primeira que recebia, talvez, esta seria a quarta carta sem remetente que chegava minha caixa de correio. O conteúdo da carta parecia ao dos anteriores: alguma frase escrita com colagens de revista e um pequeno texto.

Tratava-se do fragmento

“Ganhar-se-ia bastante se, pela instrução em tempo apropriado, fosse erradicada nos jovens a ilusão de que há muito a encontrar no mundo. Porém, é o contrário que acontece: na maioria das vezes, conhecemos a vida primeiro pela poesia, e depois pela realidade. Na aurora da nossa juventude, as cenas descritas pela poesia resplandecem diante dos nossos olhos, e o anelo atormenta-nos para vê-las realizadas, a tocar o arco-íris. O jovem espera que o curso da sua vida se dê na forma de um romance interessante.”

Logo descobri que o texto que viera no envelope era uma pequena parte dos aforismos de Schopenhauer, autor que há alguns anos ocupou a cabeceira da cama – imponente pelo volume, incompreensível na maioria das vezes.

Da poesia à realidade como numa queda livre. Isto o que me prendeu mais a atenção. É como ler contos de fada até dormir, quem sabe até sonhar. Ao acordar, procurar pela poesia dos finais felizes, e “era uma vez” nada encontrar. Na expectativa de que o sonho daquela vida mágica se concretize, seguimos tropeçando nos fatos da vida, que se realiza nos bastidores de nossos anseios. Não se trata aqui de um pessimismo, mas, antes, de uma breve reflexão: em algum momento perdemos o encanto e deixamos de ver as cores deste mundo maravilhoso, ou nos demos conta de que tal idéia que versa sobre a beleza das coisas é também uma construção e não algo simplesmente dado a quem queira?


Por Sidarta


0 Responses to “carta anônima”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: