01
Jul
09

Meus Triunfos Meus Erros

Esse período de recesso tem se revelado bastante gratificante, tenho feitos algumas leituras obrigatórias para o prosseguimento de meus estudos de historiografia e assistido com muito deleite um seriado do qual me afeiçoei bastante chamado Battlestar Galáctica.

Portanto o que desejo chamar a atenção nesse seriado que estou assistindo não é a sua história propriamente dita, mas uma frase que me intrigou em determinado episodio, ao ponto de colocar em pausa e retornar para transcreve-la:

“Para ouvir, é preciso ter voz, para conhecer o que se quer saber, é preciso que se pergunte.”

Essa simples frase se encontra eivada de significados que a principio pode passar despercebida, por isso a minha necessidade de voltar a cena para ler e transcrevê-la.

O personagem que pronunciou este reflexão chama-se Gaius Baltar. Na série ele escreve um manifesto chamado Meus Triunfos Meus Erros, no qual questiona abertamente a situação da sociedade, evidenciando tensões e em certa medida a luta de classes, seus idéias talvez tenham sido inspirado pelos textos de Karl Marx. levando a esse questionamento que me intrigou.

Acredito que mesmo nos momentos de lazer e descanso podemos ter algum aprendizado, que nos auxilie na busca pela compreensão da realidade, contudo não pretendo afirmar que devemos nos divertir com a percepção aguçada para colher de forma compulsória alguma informação.

Por Roberto Silva


0 Responses to “Meus Triunfos Meus Erros”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

