06
Ago
09

Luis Bonaparte por Karl Marx

lb

A França na metade do século XIX passava por um momento de grande convulsão social, onde partidos e facções se revezavam no poder, e no meio dessa confusão, um sujeito extremamente oportunista, surge com astucia suficiente para tomar as rédeas do poder: Luis Bonaparte, sobrinho do grande General Napoleão Bonaparte.

Karl Marx analisa de forma detalhada toda essa situação na França em um artigo escrito entre dezembro de 1851 a março de 1852 intitulado: O 18 de Brumário de Luis Bonaparte, nesse texto Marx disseca os detalhes da ascensão política de Luis Bonaparte em meio ao distúrbio político e social pelo qual a França atravessava nesse período nefasto de sua história.

Marx em seu texto expõe o jogo de poder que se abateu sobre a França naquele momento turbulento, segundo ele o proletariado que começava a se organizar como classe, foi utilizado em varias ocasiões por outros grupos político, e no final dos embates sempre saía mais enfraquecido.

Em algumas ocasiões o proletariado se aliou ao Partido Montanha – partido da pequena burguesia – essa aliança foi firmada para combater o inimigo comum que era o Partido da Ordem composto de monarquista e da aristocracia financeira.

Em meio a esses embates que também envolviam as forças armadas, um pequeno grupo ganhava poder e prestigio, eram os Bonapartistas encabeçados pala figura de Luis Bonaparte. Este por sua vez gozava de grande prestigio junto aos menos favorecidos da sociedade francesa, levando grande vantagem sobre os demais concorrentes ao poder político no país naquele momento.

Entretanto Marx afirma que Bonaparte tomava as suas decisões de forma cautelosa, sem alarde e também se valia do fascínio que seu sobrenome causava sobre os menos favorecidos e sobre o campesinato frances, para paulatinamente galgar a presidência da França.

Ao chegar a Presidência da República, ele teve que lutar com grande astucia para manter as prerrogativas do poder executivo e também contornar as vaidades das varias facções políticas e seus partidos. Convivia com a possibilidade de golpe por parte desses partidos, no entanto sorrateiramente sedimentava sua base política para seu próprio golpe que seria desferido em momento oportuno.

Continua…

Karl Marx O 18 Brumário de Luis Bonaparte

Por Roberto Silva.


2 Responses to “Luis Bonaparte por Karl Marx”


  1. 1 LILA
    Agosto 18, 2009 às 5:48 pm

    QUERO SABER MAIS!!!!! UM ABRAÇO AOS IDEALIZADORES DO SITE!

  2. Setembro 6, 2011 às 3:08 pm

    Cd a continuação???? abç


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: