25
Dez
09

arte no café em casa

 

Até quem não gosta de café tem os sentidos aguçados diante da “latte art”, a arte no leite que decora cafés e é grande atrativo nas cafeterias modernas. Publicamos aqui no blog um post sobre coffee art, com um vídeo que circula na internet e mostra algumas das técnicas que podem ilustrar o tradicional cafezinho.

Para fazer este tipo de café, é preciso “cremar” o leite, ou seja, fazer com que sua consistência lembre um creme, ao mesmo tempo homogêneo – para que seja possível decorar – e leve – menos denso que a bebida a ser servida. As máquinas de café espresso em geral possuem um vaporizador que consegue este resultado bem rápido. Mas como vaporizar o leite em casa, caso não se disponha de uma máquina de espresso?

Duas opções me pareceram válidas: a primeira, comprar uma leiteira específica, como a tuttocrema da Bialetti. O produto é bastante interessante, principalmente para quem precisa de uma grande quantidade de espuma de leite num intervalo curto de tempo. A faixa de preço médio ultrapassa os cem reais.

Uma segunda opção muito mais em conta – a que escolhi – é o mixer. Um aparelho à pilha, pequeno e prático que é utilizado para diversos fins na cozinha, inclusive o mais importante para nós: consegue espumar o leite satisfatoriamente! A faixa de preço varia de quinze reais a quarenta, no entanto, os poucos testes que fiz com diferentes marcas me levaram a resultados muito próximos, o que torna os mixers mais baratos uma excelente opção em termos de custo/benefício.

Com duas pilhas AA o aparelho está pronto para ser utilizado. Coloca-se leite integral no fogo – uma pequena quantidade (um copo de leite de 200ml é suficiente para 3 cafés em xícaras grandes) que não deve ferver. Mistura-se o leite com o mixer: para um resultado mais rápido, fazer movimentos em que a haste do mixer não esteja totalmente submersa no leite. Em 3 a 5 minutos é possível obter o creme que deve ser colocado com uma colher sobre o café caso a intenção seja apenas um cappuccino decorado, ou então, derramar a espuma direto sobre a bebida, nesse caso, obtendo um “macchiato” que tem mais leite na mistura.

Com calda de chocolate e um palito de dentes é possível treinar os desenhos que irão decorar e tornar ainda mais interessante o café nosso de cada dia.

 

* em sites como o mercado livre encontramos mixers com o nome “cappuccino maker” ou “cappuccinadores”.

* o café da foto foi preparado com auxílio do mixer, de acordo com a descrição do texto.

Por Sid_Rodrigues


0 Responses to “arte no café em casa”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: