25
Jan
10

guerras sem vencedores

Ficamos sabendo muitos detalhes sobre guerras por intermédio de revistas, noticiários, livros, etc. Léon Tostoi brilhantemente em seu épico Guerra e Paz, descreveu com riqueza os horrores da guerra e os acontecimentos que se sucederam durante a invasão de Napoleão Bonaparte a Rússia no século 19.

Entretanto, a realidade de uma guerra só quem pode sentir são os personagens envolvidos diretamente nos acontecimentos. Uma guerra não é feita de tiros de brincadeiras nem de torturas fantasiosas, se manifesta na presença da dor e do profundo sentimento de desolação, da tristeza e do medo que toma conta das expressões das pessoas oprimidas e até mesmo dos opressores.

A visão romantizada que possuímos das guerras, em alguns casos, acabam por produzir um fascínio, nos fazendo esquecer as conseqüências de tal acontecimento nefasto que acomete a humanidade por séculos e séculos, quando guerra sucede guerra e todo o tipo de ato torpe humano, embora inimaginável, é praticado nos meandros de uma “batalha.”

Quem faz as guerras são pessoas comuns, que assistem televisão, possuem família e praticam algum esporte ou lazer. Elas não foram simplesmente talhadas para promover dor e sofrimento, as circunstâncias assim as conduziram, todavia, não sem antes oferecer uma oportunidade de escolha. Ainda assim, muitos escolhem apenas seguir, obedecer a comandos acreditando fazer a coisa certa.

Não existem vencedores genuínos em uma guerra. Por mais que uma bandeira ao final dos combates esteja tremulando “triunfante”, os mortos e estropiados fazem parte do mesmo grupo, os humanos, que de forma insistente vão se destruindo paulatinamente. Em guerras não existem vencedores!

Por Roberto Silva


0 Responses to “guerras sem vencedores”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: