14
Abr
10

Do Medo

A palavra medo que vem do grego phóbos, tem sido cada vez mais empregada no cotidiano das pessoas: medo da violência no bairro em que mora, medo na escola, medo no trajeto para o trabalho, medo de viajar, dentre outros tantos motivos que provocam esse sentimento desconfortável.

A violência e o medo sempre estiveram presentes em distintas épocas da humanidade, em diferentes culturas, regiões, foram perpetrados por tiranos, reis, presidentes, ditadores, religiosos etc. No entanto, na atualidade o império da violência parece ter tomado dimensões dantes nunca vista em uma verdadeira escala mundial do terror e do atentado a paz.

No clássico filme Blade Runner do diretor Ridley Scott, umas das frases mais emblemáticas se refere ao medo “viver como medo é o mesmo que ser escravo,” e ser escravo não está nos planos de ninguém, o ser humano almeja a liberdade acima de qualquer coisa, e ser tolhido desse direito pela atual situação de insegurança torna as pessoas prisioneiras em seus próprios domicílios.

O falecido escritor Frank Herbert em sua saga de ficção cientifica Duna, cita o medo, segundo ele “o medo é assassino da mente, morte pequena que provoca obliteração.” Mas como combater esse sentimento, ou melhor, dizendo, como se libertar das circunstancias que nos leva a sentir o medo quando o problema está, sobretudo, relacionado à saúde publica, educação, entre outros aspectos?

Herbert, no entanto sugere a formula para se vencer o medo, “não permita que seu medo passe sobre você e quando ele se for, volte sua visão para seu interior e verá que não restou, apenas você permanece.”

Por Roberto Silva


2 Responses to “Do Medo”


  1. 1 Andrea R. Ribeiro
    Junho 11, 2010 às 5:43 pm

    Há também o lado psicanalítico do medo. Uma frase de Thomas Hobbes dialoga bem com esta idéia:
    “Quando minha mãe me pariu, pariu gêmeos: eu e o medo.”


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: