04
Jun
10

História mestra da vida!

Essa semana um pensamento fixo me ocorreu: a história está na moda! Os motivos para esse modismo são os mais variados possíveis, no entanto percebo no museu no qual trabalho, que as pessoas invariavelmente sentem a necessidade de revistar o passado.

Um aspecto significativo que ocorre na década presente é o surgimento de várias publicações sobre história, algumas de boa qualidade, tendo textos com respaldo teórico, por outro lado existem também as publicações com conteúdos duvidosos, tendenciosos e sensacionalistas. A história está na moda!

Na rede regular de ensino a realidade é um pouco diversa, tenho tido a oportunidade de lecionar história para o Ensino Médio e fico um tanto desapontado com a devida importância dada à disciplina, com o pouco interesse por parte dos estudantes e com a crescente falta de compromisso demonstrada pelos docentes.

Tenho dois exemplos que podem ilustrar o que afirmo, um deles se refere à seleção e distribuição de conteúdos para o ano letivo: estava reunido com outros professores de História debatendo sobre quais conteúdos seriam abordados, quando de forma absurda constatei a pretensão de se fazer um “salto” de cerca de dezoito séculos de história negligenciando influências culturais formadoras do pensamento filosófico, político, cultura e administrativo, legado por civilizações que construíram a base do mundo ocidental, do qual fazemos parte, apenas para satisfazer a necessidade de se cumprir o cronograma previamente estabelecido que atendesse interesses de outrem.

O segundo exemplo trata de uma pesquisa que fazia no youtube – site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital – quando me deparei com um vídeo um tanto hilário e ao mesmo tempo preocupante, uma reporter perguntava em pleno feriado de 15 de novembro o porquê da comemoração, varias pessoas respondiam toda sorte de desatinos, e nenhum entrevistado soube por que não estava trabalhando naquele dia.

A História para muitos não passa de uma disciplina com pouco embasamento cientifico e encarada como enciclopedista, todavia nós profissionais de história, legítimos herdeiros de Heródoto e tantos outros historiadores, temos o dever de demonstrar o quão importante é a compreensão da realidade através dessa magnífica ciência que nos proporciona a oportunidade de saber de onde viemos.

Por Roberto Silva


0 Responses to “História mestra da vida!”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: