19
Jun
10

José Saramago

O talentoso e polêmico escritor português José Saramago, deixa a literatura mundial um pouco mais pobre hoje, dia 18 de junho de 2010. Aos 87 anos, esse senhor controverso e combativo expira, mas seu legado composto por grandes obras e inovações dentro da literatura, fica como marca de sua passagem pelo universo literário.

Recentemente foi filmado em São Paulo um longa-metragem baseado em Ensaio Sobre a Cegueira, um dos Best-sellers do autor que ficou conhecido pelas longas frases e períodos dentro de sua prosa. Foi ganhador do Nobel de Literatura em 1998, dentre outros vários prêmios em sua brilhante carreira.

Considerado por muitos colegas como o maior romancista da atualidade, foi ultimamente grande critico da postura da Igreja Católica. Em viagem à Roma, esse ano, afirmou que a “insolência reacionária” da Igreja deveria ser combatida com a “insolência da inteligência viva.” Também foi grande defensor da integração de Portugal numa Federação Ibérica. Segundo Saramago, Portugal só teria a ganhar com essa integração.

Nesse dia em que para Saramago a “roda da vida” completa seu giro, não poderia deixar de ser lembrado por muitos veículos de comunicação pelo mundo, por colegas escritores e, sobretudo por aqueles que embalados pelas páginas de seus romances, tornaram-se apreciadores da literatura, uma literatura carregada de emoção…

Por Roberto Silva


1 Response to “José Saramago”


  1. Junho 21, 2010 às 8:14 pm

    Muito interessante seu espaço🙂 Gostei daqui.

    abraços


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: