07
Ago
10

efeitos da música

Nos momento ouço Have You Ever Seen The Rain? Da extinta banda americana Creedence Clearwater Revival. Poucas coisas na vida me confortam tanto como uma bela paisagem acompanhada de uma agradável música e essa combinação agradável faz-me crer que na vida algumas coisas foram criadas para o engrandecimento da nossa alma.

Em nossa vida músicas marcam momentos, períodos alegres, tristes, nostálgicos, partidas e chegadas, encontros e desencontros. Sabiamente Afirmou Nietzsche “sem a música, a vida seria um erro.”

Música cantada docemente por mães para o seu bebê adormecer tranquilamente, musicas para seduzir, música para escrever, enfim música inspira poetas, políticos, apaixonados. No transcurso da vida, a música nos faz mais lúdicos, nos torna mais sensíveis, menos solitários, mais vivos…

Não conseguiria enumerar as ocasiões que a simples introdução de uma música me fez sorrir, refletir sobre determinado assunto, ou simplesmente me retirar de momentos de puro abandono e melancolia para enxergar determinada circunstância com mais clareza e, sobretudo mais otimismo, as canções produzem efeitos diferenciados em seus ouvintes. Como afirmou Aldous Huxley, “depois do silêncio, aquilo que mais aproximadamente exprime o inexprimível é a música.” Vou alem: sem música não há vida!

Por Roberto Silva


3 Responses to “efeitos da música”


  1. 1 Tâmara Rodrigues
    Agosto 12, 2010 às 10:52 pm

    Música é poesia, música é a voz sensível da alma, música é o silêncio da noite fria…, que nos aquece, que nos alegra e também entristece quando estamos sós.
    Desculpa Roberto, mais eu completaria seu discurso. As canções, foram feitas para os românticos tolos e em extinção…, a solidão não é pra ser vivida embora ela exista e seja preciso as vezes vivência-la, as músicas não podem se sujeitar a só serem escutadas em momentos como este, é preciso compartilhar a beleza e assim fazer com que o momento passe a ser tão seu, quanto a letra da música, é preciso pensar que ela é tão sua quanto nossa, que foi feita pra você e pra gente. A música, precisa ser sentida e as vezes só, não é possível, é preciso abraçar, apalpar, e ainda sendo mais louca em minhas palavras, é preciso sentir o sabor que as letras soam em nossos ouvidos, assim como um bom café em nossas bocas, e isso você só sente quando esta acompanhado para sentir na outra pessoa as sensações que trazem uma bela canção…

  2. 2 Elvio Romeu F. Guimarães
    Agosto 18, 2010 às 7:56 pm

    Realmente, A música tem o poder de marcar nossas vidas nas suas diversas etapas evolutivas e a cada momento destes, mesmo que seja a mesma música o seu significado será singular. e para tal me recorro à decada de 80 que também foi igualmente singular no quesito qualidade. Vocês concordam comigo? grande abraço. Felicidades.

    • 3 cafelittera
      Agosto 19, 2010 às 2:23 am

      é bem verdade elvio! foi uma decada bastante singular no quesito musical, exercendo uma grande influencia nas bandas novas que hoje tentam resgatar aquela originalidade! sem dúvidas, a música tem o poder de agregar e marcar nossas vidas!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: